Quarto mandamento: Honrar Pai e Mãe

7278

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (EX 20,12)

A grande e honrosa tarefa que Deus reservou para os pais é a de gerar e educar os filhos.  E estes devem a seus pais respeito, gratidão, amor filial e justa obediência.

É isto que nos pede o quarto mandamento da Lei de Deus: ‘Honrar pai e mãe’.

O Catecismo da Igreja nos ensina que Deus quis, depois dele mesmo, que honrássemos nossos pais, a quem devemos a vida e que nos transmitiram o conhecimento de Deus.

“Os filhos devem aos pais o dom da vida. Honra teu pai de todo o coração e não esqueças as dores da tua mãe. Lembra-te que foste gerado por ela. O que lhes dará pelo que te deram?” (Eclo 7,27´28).

Este mandamento também estende-se aos deveres dos pais, tutores, professores, chefes, magistrados, governantes e todos que exercem autoridade sobre outros ou uma comunidade.

Família – O casamento e a família estão ordenados para o bem dos esposos, a procriação e a educação dos filhos.

“A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar”.

 A família, por sua vez, é a célula originária da vida social. É também no seio familiar que, desde a infância, se pode assimilar os valores morais.

Nesse sentido, os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Tem o dever de prover, na medida do possível, as necessidades físicas e espirituais dos filhos.

O quarto mandamento lembra também aos filhos adultos suas responsabilidades para com os pais. Assim como a autoridade pública deve respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana e as condições de exercício da liberdade.

Toda a sociedade baseia seus juízos e sua conduta numa visão do homem e de seu destino. Sem as luzes do Evangelho a respeito de Deus e do homem, as sociedades facilmente se tornam totalitárias.

Para aprofundar sobre esse mandamento no Catecismo da Igreja Católica: 2197-2257

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here