O Senhor Jesus e Santa Maria, modelos de humanidade reconciliada nos mistérios gloriosos

1110

Todos nós já fomos reconciliados pelo Senhor Jesus. Porém, é necessário que nos abramos cada dia mais à ação do Espírito Santo para que, vivendo o estado de Jesus, Filho de Maria, sejamos também nós homens e mulheres reconciliados. Hoje meditaremos, da mão dos mistérios gloriosos nessa maravilha operada por Deus: a humanidade reconciliada tal como resplandece no Senhor Jesus e Santa Maria.

 

Primeiro mistério: A Ressurreição do Senhor Jesus

Vamos mentalmente, espiritualmente, junto com às mulheres rumo ao sepulcro. A pedra foi movida, o corpo do Senhor não está mais ali! Será que alguém o roubou? Não, Ele ressuscitou, como tinha anunciado! Nele a humanidade foi reconciliada, conquistando a vitória sobre o pecado e a morte. Por isso é tarefa inútil buscá-lo entre os mortos. Ele vive!

 

Segundo mistério: A Ascenção do Senhor Jesus

Quanto Cristo volta para o Pai definitivamente, sentando à sua direita, é o próprio homem, cada homem, que volta com Ele. Isto quer dizer que o nosso destino é, graças a Jesus Cristo, a glória eterna no Céu, em comunhão com a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

 

Terceiro mistério: Em Pentecostes nasce o Povo Reconciliado, a Igreja

Há profundas semelhanças entre o mistério do Nascimento de Jesus em Belém e este que meditamos. No Natal Jesus, o Filho de Maria, é dado à luz. Em Pentecostes a Mãe Igreja, também filha de Maria, é dada à luz, saindo da escuridão graças à ação do Espírito Santo. Assim como coopera no mistério da Encarnação, Maria coopera também na gesta da nascente Igreja e o segue fazendo até hoje, guiando o apostolado reconciliador dos seus filhos.

 

Quarto mistério: Maria, Mulher Reconciliada, Mãe Assunta

Maria é a primícias da Reconciliação. A Imaculada Conceição é a maneira singularíssima como ela é reconciliada por Cristo, com vistas a sua missão de ser Mãe do Reconciliador. A Assunção de Maria é consequência lógica da Imaculada Conceição. Em Maria, Arca da Nova Aliança, resplandece a humanidade reconciliada no corpo, na alma e no espírito e que, em virtude da sua particularíssima unidade com o mistério do Cristo Reconciliador, ingressa toda Ela ao Céu, junto com seu Filho amado.

 

Quinto mistério: O Rei Jesus e Maria Rainha

Cristo Rei no céu. Aquele que foi manso e humilde, que se fez obediente até a morte e morte de cruz, hoje está coroado junto ao Pai. Ele nos ensinou que reinar é servir. Que ser homem de verdade é dominar a si mesmo e doar-se por amor aos irmãos. E Maria? Não fez Ela o mesmo, seguindo os passos do seu amado Filho? Não viveu Ela em primeiro lugar aquilo que nos recomenda “Fazei o que Ele vos dizer”? Maria Rainha do Universo é título que Ela merece de pleno direito, nossa soberana, coroada no céu pelo próprio Deus. Reina junto ao Novo Adão a Nova Eva, reina já a humanidade reconciliada junto ao Pai no Céu!

Membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1996. Nascido no Peru em 1978, mora no Brasil desde 2001. Por muitos anos foi professor de Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente faz parte da equipe de formação do Sodalício, é diretor do Centro de Estudos Culturais e desenvolve projetos de formação na Fé e evangelização da cultura para o Movimento de Vida Cristã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here