Lançamento de "Esporte e compromisso cristão" na Universidade Católica de Petrópolis

1274

O Centro de Estudos Culturais, em parceria com o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Petrópolis, realizou o lançamento do livro “Esporte e compromisso cristão”, contando com a presença do autor, Alexandre Borges de Magalhães.

A obra expõe as razões da atenção que a Igreja presta ao mundo do esporte, como um âmbito de crescente importância na cultura atual. Num contexto cultural em que é sensível a necessidade de uma educação na vontade, os esportes oferecem um caminho acessível aos jovens de hoje para que tal educação seja possível.

Da mão dos Papas do século XX, o autor desdobrou uma série de analogias entre o esporte e a vida cristã, por exemplo, a importância de esforçar-se por alcançar um prêmio, uma coroa, que para o cristão não é material, mas a vida eterna. Sem negar o valor positivo do esporte para a Igreja e para o mundo, foram também apontados alguns perigos, tais como o culto ao corpo, o doping, a transformação do domingo no dia do esporte (relegando o dia do Senhor), a violência e os gastos desproporcionais, por exemplo nos passes de jogadores de futebol.

Participaram no evento professores e estudantes universitários dos diversos cursos da Universidade Católica de Petrópolis, especialmente do curso de Educação Física, pela relação direta da obra com a sua área de estudo e atuação profissional.

O Centro de Estudos Culturais é uma associação que faz parte da Família Sodálite e que promove no Brasil, em parceria com o Movimento de Vida Cristã, diversas iniciativas de evangelização da cultura, tais como o Concurso Histórias de Natal e o Concurso e Exposição Fotográfica Vida em Movimento.

Confira as fotos do evento aqui

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here