Décima segunda edição do Concurso Literário Histórias de Natal será lançada nesta quinta em Petrópolis

1151
Histórias de Fé e cultura, amadurecidas perto do calor de um presépio natalino. Um projeto que nasceu na serra fluminense e alcançou mais de 30 cidades, nas diversas regiões do Brasil. São muitos os motivos para comemorar e dar graças a Deus, e esta alegria os organizadores do Concurso Histórias de Natal e seus parceiros querem compartilhar com toda a cidade de Petrópolis, que viu nascer esta iniciativa evangelizadora e literária.

A esses motivos soma-se mais um: o lançamento da décima segunda edição do Concurso de Contos Histórias de Natal, que propõe como tema inspirador o lema: “O Natal e a coragem do Evangelho”. O evento acontecerá no dia 27 de agosto, quinta-feira, às 20:00, na Universidade Católica de Petrópolis (Campus Benjamin Constant, sala 98).

“Cada ano propomos aos contistas algum tema diferente, que tenha alguma relação com o Natal e que julgamos necessário para a nossa sociedade. Atentos aos apelos do Papa Francisco, quem tem falado muito de uma “Igreja em saída”, queremos propor o tema da coragem, virtude moral necessária para viver um compromisso com o Bem e a Verdade, até mesmo em situações adversas”-, explica Martín Ugarteche Fernández, diretor do Centro de Estudos Culturais, associação católica que realiza o Histórias de Natal.

“Os distintos personagens do relato bíblico do nascimento de Jesus nos mostram a valentia e a coragem próprias do Evangelho. Maria, José, os Pastores, os Sábios do Oriente e o próprio Jesus, saem da própria comodidade para se colocar a serviço do próximo, sendo fiéis à missão que Deus lhes confiava” -, acrescentou o diretor do CEC. “O exemplo deles serviu de inspiração ao longo dos séculos para que mais homens e mulheres fizessem o mesmo, transformando-se em exemplo para todos”.

A participação no Concurso é gratuita e aberta para qualquer pessoa maior de 8 anos e residente em território brasileiro. Os participantes são divididos em três categorias (crianças, jovens e adultos). Os três primeiros de cada categoria ganham um kindle. Os cinco primeiros de cada categoria ganham certificado. A premiação e divulgação dos vencedores acontecerá no dia 11 de dezembro de 2015, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. As inscrições podem ser feitas no site do Concurso (www.historiasdenatal.com.br), a partir de 27 de agosto até 6 de novembro de 2015.

Histórias de Natal conta com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, da Academia Petropolitana de Letras, da Universidade Católica de Petrópolis, do Colégio Aplicação da UCP e do Movimento de Vida Cristã. São patrocinadores de Histórias de Natal: Fundação Dom Cintra, Pousada 14 bis, CCAA Petrópolis (Rua Barão de Amazonas), Livraria Nobel (Rua 16 de março), Clínica de Vacinação Vaccini (Shopping Dom Pedro II), PW eletrônica, Ferreira Raposo Construtora, Linda Feitoza (Design de sobrancelhas e Visagismo) e Fanatiko’s (Shopping Alto da Serra).

O Centro de Estudos Culturais (CEC) é uma associação de católicos de diversas áreas de atuação que, inspirados no Evangelho, buscam contribuir para a construção de um mundo mais justo, fraterno e reconciliado. Além de Histórias de Natal, no Brasil o CEC também promove o Concurso e Exposição Fotográficos Vida em Movimento (www.vidaemmovimento.org), grupos de estudo sobre a cultura brasileira e cursos de extensão em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis.

Para mais informações sobre Histórias de Natal, visite o site do Concurso: www.historiasdenatal.com.br

Sobre a última edição (2013) do Concurso:

Cerimônia de encerramento e premiação dos finalistas:

http://www.historiasdenatal.com.br/divulgados-os-vencedores-do-xi-concurso-historias-de-natal-em-festa-cultural-natalina

Entrevista com os vencedores das categorias adulto e jovem:

http://www.historiasdenatal.com.br/entrevista

Galeria de fotografias da premiação:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.597345723653540.1073741831.544280858960027&type=3

Vídeo da premiação:

https://www.youtube.com/watch?v=8-M3LSodyd8

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here